quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Porque higienizar as narinas faz bem?


Primeiro o tempo quente, seco com alto teor de poluição, não deixa dúvidas, você volta para casa a noite depois de um dia de trabalho do calor escaldante de 35º ou da sua sala depois de um dia inteiro com ar condicionado ligado, que resseca as mucosas nasais. 

Lôta Cerâmica 
Sai na rua toma um choque térmico com a temperatura ambiente, respira poluição, pronto ta feita a mistura para um problema respiratório crônico, de nariz entupido, espirros, tosse, coriza, secreção alérgica, lacrimejamento dos olhos, desconforto geral de assoar as narinas e não limpar. 

Ai começa a maratona de descongestionantes nasais que "abrem" e "fecham" as narinas, a indústria farmacêutica com certeza adora, nada de braçada, nos altos lucros. 

Bom voce conhece LÔTA ? Não ?
 Ta na hora de conhecer, um tipo de uma chaleirinha, uma espécie de bulinho, de cerâmica, muito bem feito e apropriado com o nome de LÔTA, serve para voce fazer uma higienização nasal diaria com o produto mais antigo do planeta, que a mãe natureza nos deu de graça, água e sal.




Só colocar água morninha, no LÔTA, colocar uma colher de chá de sal comum, e lavar as narinas isso mesmo, LAVE AS NARINAS, TUDO DE BOM,  tudo que você precisa ter é um LÔTA, e fazer o uso correto desta técnica maravilhosa de mil anos, da ciência ayurvédica. 


Leia atentamente este artigo e  você vai saber. 




O LÔTA – Aparelho de cerâmica esmaltada e refratária destinado a higienização nasal. Pronuncia-se "LÔTA", com "ô" fechado.
Marca e Design Registrados. No INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL – INPI Nº. 821779362 Registro do design ( Desenho Industrial) – INPI -  DI-700421-2.

Princípios fisiológicos, orgânicos, e psíquicos no uso do LÔTA. 

Este método de limpeza das narinas ou higienização nasal traz inúmeros benefícios, fisiológicos, orgânicos, e também psíquicos.  Auxilia no tratamento do distúrbio do sono, melhora a concentração e memória.  Apenas água e sal, o "remédio" mais antigo do mundo, conhecido desde tempos remotos pela ciência da ayurveda, na Índia. Mais conhecida pelos praticantes de Yôga, agora se popularizando entre as pessoas comuns, caindo por terra, mitos e pré-conceitos. Todos podem se beneficiar de uma técnica simples, fácil e de baixo custo. E ter uma saúde melhor. 


Os benefícios orgânicos fisiológicos.


Dentre os maiores benefícios orgânicos podemos citar o tratamento natural para rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, auxilia também em casos de ronco, apneia, insônia, de um modo geral.
A profilaxia do sistema respiratório superior é muito importante para que o órgão que talvez mais usamos no corpo as narinas tenha sua função plena.

A função das narinas é filtrar, aquecer, e umidificar o ar que respiramos.

 Se levarmos em conta a qualidade do ar de cada ambiente, as mudanças a que estamos sujeitos de temperatura, umidade e poluentes atmosféricos, então temos cuidar das nossas narinas com muito carinho!
 Em determinadas épocas do ano em que a umidade relativa do ar esta muito abaixo do normal, ou seja, o ar esta seco, lavar as narinas hidrata a mucosa impedindo o seu ressecamento.
  Ainda pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado onde o ar esta sempre frio e seco, porque o ar condicionado retira a umidade a hidratação da mucosa é imprescindível.

Com certeza a baixa resistência imunológica a que a maioria das pessoas estão sujeitas vem da insuficiência do ar inalado e de sua qualidade também.

A higienização nasal remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal, combate os efeitos nocivos da poluição do ar.

Os efeitos de vaso dilatação e do alivio respiratório que sentimos imediatamente após o uso do LÔTA, são fantásticos. Quem usa esta pratica a algum tempo sabe disso. 

E ao respirar melhor, promovemos uma melhor oxigenação cerebral, aumentando nossa lucidez, capacidade de concentração e memória.

Distúrbios do sono: 

Auxilia e muito no combate aos distúrbios do sono, quando fazemos o uso do LÔTA antes de dormir, o sono se torna mais reparador, se tem uma sensação de descanso pela manhã porque as narinas estão disponíveis para sua função respiratória, combate-se o incomodo do ronco, da apneia, a pessoa que ronca ao dormir respira pela boca, ar frio sem filtrar e sem aquecer e ainda com todos os ácaros da roupa, fungos e bactérias do ambiente, esta sempre doente e com problemas de garganta. Por causa do sistema imunológico baixo.

E se tiver ainda o hábito de usar o LÔTA pela manhã vamos então tirando os mucos do corpo, os alimentos  derivados dos laticínios aumentam o muco os catarros e onde eles principalmente se acumulam é no SÍNUS (osso do frontal), de onde vem a sinusite, (inflamação no sínus).

Os benefícios psíquicos:

 Analisemos o termo DEPRESSÃO, a própria palavra nos diz DE-PRESSÃO, (DE = Ausência, falta, PRESSÃO = Ar, gás), Ou seja, falta de AR!

Muito se pode fazer pelas pessoas que fazem tratamento para depressão se elas respirassem corretamente e melhor!
Assim como os sintomas comuns hoje em dia como Ansiedade, sensação de pressa, como se o ar fosse acabar, seguida da Angústia, aquela sensação de não conseguir fazer tudo o que se tem para fazer e dor no peito...ai vem o Sufoco....e a sensação de vazio, vazio existencial...

Nessa hora que damos o devido valor à respiração, como é bom respirar com sensação de Alivio, narinas limpas ar entrando nos pulmões sensação de plenitude.


 Função da Água e do Sal:

 A água morna tem função vaso dilatadora, o sal (cloreto de sódio) é imprescindível dissociando-se em cloro e sódio, o CLORO age como  bactericida e o SÓDIO como  anti-séptico.
Adiciona-se uma colher de chá de sal mais para  cheia que para rasa,  para o conteúdo de um Lôta, aproximadamente 350ml,  Lôta G. O Lôta P 200 ml um pouquinho menos. 
E para simplificar as coisas eu uso sal comum, quem quiser usar sal marinho não iodado fica a critério. O sal tem ainda a função de ajudar a proteger o revestimento da mucosa nasal bem como manter sua hidratação.

Por isso que água sem o sal irrita a mucosa e da sensação de ressecamento.
Recomendo usar água filtrada ou mineral, muitas pessoas também compram as bisnagas de soro fisiológico para esta pratica, já estão prontas. É só aquecer e colocar no LOTA.

Para sinusites é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, melhor o sem álcool, arde menos as narinas, quem não tiver usa o com álcool mesmo,  e para rinites  duas gotas de limão, pode  ser o limão cravo, thaiti, ou galego o for mais prático, existe ainda outras possibilidades de se fazer a solução a ser utilizada para a lavagem das narinas com chás aromáticos por infusão, podemos nos beneficiar das propriedades fitoterapêuticas das plantas desde que usadas com bom senso em soluções fracas, por exemplo, manjericão, hortelã, alecrim, camomila, são as mais comuns, para outras plantas é melhor consultar um terapeuta da área.
Ou livros especializados de autores renomados.
Livro recomendado “ Segredos Terapêuticos do Yôga e do Ayurveda” Dr. David Frawley, ed. Pensamento.

O fenômeno da Difusão por Capilaridade:

Quando você derrama uma gota de água numa folha de papel a água se infiltra pelos capilares se espalhando por um processo chamado difusão por capilaridade.  O mesmo fenômeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura, (água morna), e concentração, (o sal), e o tempo de passagem da água através do septo nasal, acontece o mesmo fenômeno a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais, nesse momento acontece o amolecimento das crostas do muco, catarro, ou pus da infecção da sinusite, que estão aderidas, porque os ossos são porosos, e começam a sair na forma de secreção, ou seja, limpeza.
Os fármacos que “secam” a secreção fazem com que ela não saia de lá, por isso o uso continuo da limpeza nasal tem muito sucesso na cura da sinusite. E de uma forma totalmente natural. Sem os efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos.
Por isso o conteúdo do LOTA tem aproximadamente 400 ml para que tenha um tempo de aproximadamente de um a três minutos a passagem da água pelo septo nasal.


Como se usa o LÔTA:

1-  Aqueça ½ litro de água filtrada ou mineral  até ficar levemente morna, mais para morna que para fria.


 2- Adicione uma colher de CHÁ de sal de cozinha, mais cheia do que rasa.


 3- Opcional: coloque duas gotas de própolis ou limão.

 4-  Coloque no LÔTA até encher, introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta, respire pela boca devagar.

 5-  Vá inclinando o LÔTA, para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado.

 6- Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar e repita o procedimento para o outro lado.

 7- Em seguida assoe o nariz vigorosamente varias vezes sem tampar nenhum dos lados.

1-           

1-   Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
2-    Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
3-    Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.
4-    Assoe as narinas sem tampar nenhuma delas, lembre-se a água se infiltra pelos capilares e tampar as narinas pode ocasionar uma pressão no tímpano.







Cuidados e conservação do Lota. 

Como produto de cerâmica a risco de quebra, manuseie com cuidado, guardar em local seco e ventilado, ao abrigo da luz solar direta, longe do alcance de crianças, lavar com água corrente, higienizar com álcool gel após o uso, e secar muito bem com pano ou toalha seca e limpa, sem deixar resíduos ou água dentro. Temos observado que a durabilidade da cerâmica aumenta se não  colocar no microondas para aquecer água, por isso recomendamos que aqueça previamente a água a ser utilizada num outro recipiente. 

Perguntas mais comuns


Pergunta: 

Qual o Lôta mais adequado para eu usar o G ou P ? 


Temos dois tamanhos de Lôta, o G tem capacidade para 350ml de água, e o P 200 ml.

Menino usando Lôta G 


Tendo em vista que não tem diferença significativa o tamanho dos bicos a serem colocados nas narinas, o que temos visto e recomendado, por uma questão de praticidade, é que as mulheres, crianças acima de 8 anos, e  adolescentes, preferem o tamanho P. Já os adultos homens preferem o tamanho G. Mas tudo é muito pessoal. Tem pessoas que por conta de local para guardar ou colocar na mala para viagem preferem o P. Outros preferem o G, por conta que um conteúdo de água passa metade em uma narina e outra metade na outra. O Lôta P, tem que encher duas vezes para fazer esse mesmo efeito. 





Pergunta:
Adquiri recentemente um Lôta, e gostaria de saber quantas vezes na semana eu posso usar? Estou fazendo todos os dias, mas fiquei na dúvida se o uso em excesso pode fazer algum mal.?

Resposta:  Tudo feito com bom senso, não faz mal.
Se você esta se sentido bem pode fazer todos os dias, eu mesmo uso o Lôta todo dia de manhã, e me sinto bem é como escovar os dentes, faz parte da rotina do dia a dia.
É uma higiene que é sadia incorporar ao nosso hábito de vida.

Pergunta:
Eu tenho alergia a ácaros, cheiro de mofo e cachorros (amo cachorros!), gatos... (não só ao pelo, mas a saliva, a unha, etc...) , fico toda empolada, me coço toda, espirro muuuuuuito, fico com as narinas entupidas e com bronquite, raramente tenho dores de sinusite, mas tenho sinusite. As vezes tenho dores de cabeça acima dos olhos.

Reposta:
A função do sal na água para a limpeza nasal, além da higiene é hidratar a mucosa e promover uma dessensibilização, ou seja, torná-la mais resistente justamente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros, e  ainda ir  removendo os mucos, catarros do corpo principalmente dos ossos do sínus frontal.  Uma boa profilaxia para evitar a formação dos mucos é evitar laticínios e seus derivados.

Dores de cabeça de cabeça acima dos olhos pode ter muitas causas, a própria sinusite que esta querendo "sair" através da secreção e o uso do LÔTA faz isso,  desvios na coluna cervical, distúrbios de ATM (articulação temporo mandibular), nervosismo,  fique atenta a todas as possibilidades, mas fique segura quanto ao uso do LÔTA, é absolutamente seguro.

 Os ossos do frontal, (testa) e os seios para-nasais são porosos, a infecção da sinusite se aloja neles, os fármacos "secam" a secreção lá, a única possibilidade de ela sair de lá é amolecer e descer via secreção.

Pergunta:
O sal na água não aumenta a pressão.

Resposta: Não, a água não entra no sistema digestivo, deve sair pelo outro lado da narina, mas se escorrer um pouco de água pela garganta, a quantidade de sal é tão pouca que não vai ter problema algum.  


Um comentário:

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!