quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A Diabetes e a Soja


A diabetes ocorre quando as células não conseguem obter a glicose (açúcar do sangue) que elas necessitam para ter energia e sobreviver.

Normalmente a glicose é produzida pela quebra de carboidratos complexos como os dissacarídeos e os amidos. As células necessitam de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, para absorver a glicose. Em pessoas diabéticas tipo 2, a insulina está presente no sangue, mas as células não conseguem reconhecê-la como tal, não absorvendo a glicose.

Pesquisas sobre os efeitos da soja na diabetes têm demonstrado que o teor de glicose na urina de pessoas diabéticas que consomem soja é menor do que naquelas que não consomem, sinalizando um aumento da habilidade das células para a absorção da glicose.

As fibras solúveis, fartamente encontradas na soja e alguns dos seus derivados, podem auxiliar na regulagem dos níveis de glicose, porque favorecem na liberação mais lenta e gradual deste açúcar na corrente sanguínea.

Estudos revelam que uma dieta rica em fibras e carboidratos específicos pode auxiliar as células a se tornarem capazes de reconhecer a insulina na corrente sanguínea. É importante observar, entretanto, que o conteúdo de fibras pode variar bastante entre os alimentos derivados de soja.

Fonte: Livro Soja nutrição e saúde por Conceição Trucom