terça-feira, 7 de maio de 2013

Cuide das suas articulações


 Por que estamos assistindo nos dias de hoje uma epidemia de doenças degenerativas articulares e ósseas? Podemos enumerar várias: artrite, asteoartritre, asteoporose, artrite reumatóide, discopatias degenerativas (desgaste com degeneração dos discos intervetebrais), osteofitoses ("os bicos de papagaios da coluna"), calcificações das articulações (artroses), endurecimento dos tendões, ligamentos e músculos, rigidez articular generalizada. Sem contar em dores por todo o corpo, as fibromialgias. Serão elas todas doenças da vida moderna?
Dr. Luis Figueiredo
Será que tudo isso é por conta do stress, do emocional, da vida sedentária, da obesidade, do consumo de álcool, fumo? Ou por conta da genética da hereditariedade, dos nossos pais e avós que tiveram ou tem essas doenças e simplesmente nós herdamos deles?
 Qual a parte que realmente cabe ao código genético e qual a parte que nos cabe como responsáveis pelo estilo de vida que levamos?
Dizem os especialistas que 70% das doenças vêm do nosso estilo de vida! E apenas 30% vêm do código genético! Isso mesmo você não leu errado. Daí se conclui que somos responsáveis pela maior parte das doenças que causamos a nós mesmos.
Compramos idéias em alimentos com embalagens lindas e coloridas, sucos em pacotes coloridos, bolachas de farinhas brancas com açúcar que distribuímos para nossas crianças nas lanchonetes das escolas. Estes são conhecidos como alimentos ocos, vazios de sais minerais. E não só as crianças, mas, nós, adultos também temos hábitos de consumo muito inadequados para a saúde que queremos ter ao 45/50/60 anos ou mais.
A conta chega quando começam a aparecer as dores articulares, as degenerações generalizadas. Ao invés de corrigirmos nossos hábitos e mudar o estilo de vida, procuramos nos remédios as soluções.
A responsabilidade é da correria do dia-a-dia, das contas, da falta de tempo e da pouca consciência que temos de nós mesmos? Com certeza, no meio de tudo isso, temos que arrumar tempo para cuidar de nós.
E como cuidar da saúde das nossas articulações, do nosso corpo, da nossa saúde? Sendo que estamos vivendo em um sistema de saúde de consumo, onde temos muitas informações, mas pouco tempo pra conferir se elas estão certas.
Sou a favor de suplementação mineral, com doses diárias de anti-oxidantes, para combater os efeitos nocivos dos radicais livres, em nossas células. Se a tecnologia esta disponível, por quê não usá-la? Sabemos que os alimentos não tem todos os minerais e vitaminas que precisamos diariamente, além do mais estão pobres e ocos. É o mal da alimentação fast-food
Prof. Dr. Luis Figueiredo terapeuta naturalista, quiropraxista especializado em terapia manual. CRT 22031 / ANQ 049-99 membro da Ass. Nac. de Quiropraxia.  www.anq.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!