sábado, 24 de agosto de 2013

O flúor como agente de distúrbios ósseos.


O relatório do National Institute of Arthritis and Metabolic Diseases, de 1973, chamava a atenção para o fato de os pacientes submetidos à hemodiálise com água fluorada apresentarem uma incidência de 50 a 100% de osteíte fibrosa doença degenerativa das fibras ósseas, que leva à deformação e fratura dos ossos.


Em 1977, o Dr Jennifer Jowsey, que lançou o flúor como tratamento contra a osteoporose, com a humildade de todo grande cientista, admitiu publicamente que o flúor intensifica a osteoporose e a osteoesclerose – a hipermineralização dos ossos.
Em 1978 a Universidade de Yale levou ao Annual Meeting of the Orthopedics Research Society provas de que 1ppm de flúor na água é mais do que suficiente para provocar a diminuição da resistência e da elasticidade dos ossos.
Segundo a Anadlu University School of Meicine (Turquia), a água fluorada prejudica a síntese do colágeno e, conseqüentemente, a cicatrização das fraturas ósseas (CAMARGO, 2003).

O conhecimento da fisiologia da cartilagem e da fisiopatologia das doenças degenerativas como artrite, artrose, osteoartrose as causas das deformações ósseas, deverá, sem dúvida alguma auxiliar de forma mais consciente na prevenção e na terapêutica precoce. Alertar as pessoas para hábitos de alimentação mais conscientes e saudáveis, a orientar-se com profissionais competentes, nutrir-se de informações verdadeiras e não se deixar influenciar pela mídia do consumismo exagerado e moda é fundamental.
A saúde das articulações é a arte de envelhecer com saúde, a verdadeira nutrição articular.  A quiropraxia e o conhecimento da fisiologia das articulações, dos ajustes articulares quiropáticos, feitos de forma técnica consciente, bem como sua nutrição através dos minerais necessários, com certeza diminuirão em muito o custo da saúde, e contribuirá para uma melhor qualidade de vida de todos, seja atuando na prevenção e tratamento.

Sou a favor de suplementação mineral, principalmente magnésio, a partir dos 40 anos de idade,  com doses diárias de antioxidantes para combater os efeitos nocivos dos radicais livres em nossas células. Se a tecnologia está disponível porque não usar? Sabemos que os alimentos não têm todos os minerais e vitaminas que precisamos diariamente, além do mais estão pobres e “ocos” por causa da alimentação “fast-food”.  Sempre é bom consultar um nutricionista para acompanhamento. 

Compramos ideias de alimentos com embalagens lindas, coloridas, sucos em pacotinhos coloridos, bolachinhas de farinhas brancas com açúcar que distribuímos para nossas crianças nas lanchonetes das escolas. Alimentos ocos, como se chamam vazios de sais minerais.  E não só as crianças nós adultos temos hábitos de consumo muito inadequados para a saúde que queremos ter ao 45/50/60 anos ou mais.
Quando começam aparecer as dores articulares as degenerações generalizadas, ao invés de corrigir nossos hábitos e mudar o estilo de vida, procuramos nos remédios as soluções.
É da correria do dia-a-dia, das contas, da falta de tempo e da pouca consciência que temos de nós mesmos a responsabilidade? Com certeza, no meio de tudo, temos que arrumar tempo pra cuidar de nós.
E como cuidar da saúde das nossas articulações, do nosso corpo, da nossa saúde como um todo em um sistema de saúde de consumo onde se tem muitas informações e pouco tempo pra conferir se elas estão certas? (FIGUEIREDO, 2010).

Parte da monografia elaborada a partir de revisão bibliográfica, apresentada à Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo- FACIS, como exigência para obtenção do titulo de especialista em Quiropraxia.
“Saúde das Articulações Nutrição Articular e Quiropraxia”.
Dr. Luis Figueiredo - quiropraxista ANQ 015/011 - São Paulo 2010






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!