terça-feira, 1 de outubro de 2013

Vapor quente, verdades e mitos.


Se uma pessoa apresentar problemas respiratórios, como obstrução nasal (nariz entupido), com muita dificuldade de respirar, por causa de um resfriado, ou uma gripe, por exemplo, uma ótima solução é a inalação de vapor quente. 


Arte Laura Figueiredo
O vapor quente, além de umedecer as vias respiratórias, também as dilata, proporcionando uma melhora rápida no processo respiratório, trazendo alívio para quem não está conseguindo respirar direito. 

Além de contribuir no caso do tratamento de sinusite, fazer inalação com plantas aromáticas, ou  óleos essenciais tipo, camomila, eucalipto, alecrim, que tem propriedades balsâmicas, ou  para os brônquios, prof. Levi Leonel no seu livro Energia Vital recomenda no tratamento de sinusite, um quarto de buchinha do norte em meio litro de água fervente, colocar numa vasilha sobre a mesa, cobrir o rosto com uma toalha e fazer inalação do vapor uns dez minutos. 

Facilita o uso do Lôta, na passagem de água pelas narinas, e no amolecimento das crostas de infecção que estão nos ossos a descerem na forma de secreção. 

O vapor quente também pode trazer benefício para quem estiver com tosse seca, pois pode ajudar a "soltar" o catarro, a exemplo do que ocorre com o consumo da maioria dos xaropes para tosse.

Mas e quanto a inalar vapor quente usando técnicas caseiras?

Há quem leve a pessoa para a cozinha, onde haverá uma panela destampada, com um pouco de água fervendo, sobre a chama do fogão. A pessoa é posicionada para respirar o vapor que emana da panela, normalmente com uma toalha sobre sua cabeça, visando aproveitar muito bem o vapor que sobe. 

Esta opção, no entanto, força a tirar o "doente" de sua cama quentinha para um ambiente úmido (banheiro) ou mesmo frio (cozinha). No caso do banheiro, por exemplo, o problema é que o vapor também irá umedecer a roupa da pessoa, o que exigirá a troca da mesma, deixando a pessoa a mercê de uma variação de temperatura, podendo até mesmo agravar o problema.

O melhor então é levar o vapor até o doente e não o doente até o vapor.

Das técnicas caseiras de umidificar o ar, com proveitos respiratórios é pegar uma panela de pressão colocar uns dois litros de água, umas folhas de eucalipto citriodora (mais cheiroso), com uma uma ou duas pedras de cânfora, e deixar ferver e deixar o vapor espalhar pela casa fechada, a quem diz que dá uma boa esterilizada no ar e evita a disseminação da gripe ou outros agentes presentes no ambiente. Eu mesmo já fiz algumas vezes, achei bom..fica um cheiro muito bom de eucalipto no ambiente. .- Dr. Luis Figueiredo

2 comentários:

  1. Eu particularmente, quando estou gripado fico muito mal, e faço inalação com uma caneca de água quente e uma toalha na cabeça. Isso me alivia demais, respiro bem e durmo bem. Somente água, por uns 5 minutos de 3 a 4 vezes por dia respirando bem fundo. Antes de dormir, é um santo remédio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valter, com certeza, nossos avós, já faziam isso a muito tempo e sempre foi uma solução caseira boa e barata. Agradeço a interação. Luis

      Excluir

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!