terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Oxidação e Inflamação: Causa das doenças crônicas.

A oxidação é basicamente o processo pelo qual as membranas das células ficam danificadas pelo avanço da degeneração.
Assim como o ferro se oxida em razão da exposição ao oxigênio, nosso corpo passa por um processo similar.


Precisamos de oxigênio para sobreviver portanto certa degeneração é inevitável e na verdade, é isso que nos leva a morte natural.
Essa degeneração, no entanto, também pode ser causada por uma serie de fatores externos, tais como tabagismo, exposição a poluição e consumo de alimentos altamente processados,  quimicamente alterados.
Ingerindo grande quantidade de alimentos que se oxidam com rapidez, nós envelhecemos prematuramente e ficamos cronicamente doentes.
Com isso aumenta a necessidade de alimentos antioxidantes, tais como castanhas, vegetais, frutas, ervas e temperos, alimentos esses que trocamos em nossa dieta moderna pelo fast food.
Durante esse processo de oxidação, formam-se substâncias chamadas de radicais livres.
Quando o metabolismo funciona perfeitamente muito poucos resíduos e radicais livres se formam, e o corpo esta preparado para absorvê-los sem nenhum dano. Se, por outro lado, ingerimos alimentos inadequados, com muitos aditivos artificiais ou sem as vitaminas e os sais minerais necessários para compensar os danos causados pelos radicais livres, nós produzimos mais toxinas e radicais livres para o organismo combater, além do mais, esse efeito se multiplica se o organismo for atacado diretamente por substâncias perigosas, como poluição e produtos químicos.
Muitas pessoas sofrem de uma ou varias disfunções inflamatórias crônicas, as mais comuns são gastrite, dermatite, osteoatrite e outras, se somarmos isso as disfunções músculo – esqueléticas com desvios vertebrais, e estresse biomecânico das articulações, como escolioses, hiperlordoses, cifoses, com o passar dos anos as patologias articulares com degenerações discais, e articulares aumentam muito, diminuindo consideravelmente a qualidade de vida e aumentando muito os gastos com a saúde. 
( LINDENBERG, Dr. Fedon Alexander 2005)

 Parte da Monografia apresentada à Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, FACIS,  como exigência para obtenção do titulo de especialista em Quiropraxia

Saúde das Articulações Nutrição Articular e Quiropraxia
Dr. Luis Figueiredo - quiropraxista ANQ 015/011  São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!