terça-feira, 20 de maio de 2014

Úlceras e gastrites. Você sabe se cuidar ?











Ai,ai meu estômago! Queimação, dor, refluxo, que será que estou fazendo? Ou não estou fazendo? Será que a causa da minha gastrite, é o stress da vida pós-moderna, da pressa, da correria do dia-a-dia?

O que fazer no caso de Úlceras e Gastrites? O Cuidado com a alimentação e hábitos de consumo. Podem aliviar e até curar, as feridas do estomago.

Muitas são as dietas que estão por ai, a maioria para emagrecer, outras para engordar, dieta da Lua, do Sol, das Estrelas, das Proteínas, dos Carboidratos e por ai vai.

Sugestões: 
Procure alimentar-se no mínimo três vezes ao dia, em horários regulares, desjejum, almoço e jantar. 


De manhã frutas como mamão com aveia, ameixa ajudam o intestino a funcionar melhor. Evite café com estomago vazio, e doces também. 

Na hora de se alimentar, coma de-va-ga-r, mastigue bem os alimentos, não engula, estomago não tem dentes, o gosto e sabor do que se come esta na boca e se sente pela língua, da garganta para baixo não temos gosto de nada, então coma sentindo o sabor, viver se resume nessas pequenas coisas de todos os dias, se alimentar com gosto!

Fazer um lanche no meio da tarde, com frutas frescas, não ácidas, laranjas e abacaxi por exemplo. 

Líquidos com refeição cuidado!

 Imagine que você entrou no restaurante para almoçar, vai às saladas, depois nos pratos quentes começa a se alimentar, seu estomago esta na temperatura do seu corpo e vai receber alimentos e vai se aquecer mais ainda para fazer a digestão. O corpo produz ácidos e enzimas digestivas, ai você pega e joga um liquido gelado e com gás lá dentro, que acontece? Primeiro você dilui a força do suco gástrico responsável pela digestão, e abaixa a temperatura do estomago, o gás então estufa o abdômen. Dai as barrigas insaciáveis, não enche nunca. Digestão lenta, difícil. Na hora da refeição se precisar molhar a boca, melhor um pouco de água natural, sem gás!

Refrigerantes, todos aumentam a acidez do estomago. Evite-os principalmente com refeição. 


Para quem tem úlcera ou gastrite, evite leite e seus derivados, por incrível que pareça o leite não é antiácido para o estomago, pelo contrário, azeda, coalha. 

Bebidas alcoólicas, cerveja, Chopp, caipirinhas com limão, tudo de bom, para alguns, mas para quem tem gastrite um péssimo hábito. São estimulantes de produção de mais ácidos pelo estomago, devem ser evitados. Principalmente com estomago vazio, nem pensar. 

Fumo, tabaco ou cigarro, combinados com bebida alcoólica uma péssima combinação de hábito para quem tem problemas estomacais. Dificilmente vai cicatrizar uma úlcera. 

Condimentos tipo pimentas vermelhas, picantes, molhos vermelhos, mostarda também são ácidos.

Alguns legumes como pimentão, berinjela são de difíceis de digerir. Se você não se sentir bem ao comê-los é melhor evita-los. 

Evite frituras, em especial as encharcadas como pastel, coxinhas e bifes, alho, cebola, com moderação. 

Procure evitar massas em geral, macarrão, lasanha, pizza, bolos etc. 

Não tome aspirinas, antigripais, e anti-inflamatórios em geral, pois podem dar dor de estomago e até hemorragias. Só tome remédios com orientação médica nunca se esqueça de dizer ao profissional de saúde que esta lhe atendendo, que você tem ou já teve ulcera ou gastrite. 

Bom, mudanças de hábitos não são fáceis de fazer, mas adquirir consciência deles já é um passo para melhora-los ou modifica-los de acordo com a necessidade de saúde. A conquista de uma saúde plena requer de cada individuo a sua parcela de busca pela informação e autoconhecimento.

Alívios ou tratamentos possíveis: 
Além da mudança de hábitos, fitoterápicos como o  Gastrosil®,( Espinheira Santa), dão resultados muito bons, fitoterápico à base de extrato seco de espinheira-santa.( Maytenus ilicifolia), 150 ml acompanha copo dosador.
Propriedades: Refresca o estomago, auxilia no trato da   Azia, Má digestão, Gastrite, Úlcera Gástrica.


Um outro meio de tratar acidez estomacal, de uma maneira natural,  com mineral anti-ácido, é a Dolomita, ( carbonato de magnésio), além de suprir as deficiências de magnésio do corpo atua como um eficaz alcalinizante. Uma colher de chá de dolomita, em meio copo com água após uma refeição, refresca o estomago e alivia a queimação, cicatriza as feridas internas da parede estomacal. 


Propriedades:
- Absorve líquidos, gases, substâncias tóxicas e odores desagradáveis, melhora o intestino.
- Refresca o estomago, auxilia no trato de úlceras gástricas, azia, má digestão, alcaliniza o sangue diminuindo sua acidez. 
- Absorve  toxinas, purificando o organismo;
- Tem efeito analgésico, auxilia nas  dores de cólicas intestinais. 
Prof. LUIS FIGUEIREDO CRT 22031 Terapeuta Holístico, ANQ 015/11 Quiropraxista.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!