terça-feira, 23 de abril de 2013

O Magnésio na Saúde. Artrite e Osteoartrite.


O Magnésio na saúde.

Qual a melhor maneira de fazer uso do magnésio? 
Magnésio combate "bico de papagaio" ? 
Recupera tendões e cartilagens? 

 “Essencial para a fixação correta do cálcio no organismo; a deficiência de magnésio pode causar endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens, articulações e válvulas cardíacas; sua carência pode causar descalcificação nos ossos (osteoporose). Magnésio
Experiencia Clinica conta muito. 
Sempre que atendo uma pessoa com problemas de "desgaste"  articular recomendo o uso de Magnésio, mas ai vem a pergunta como administrar com critério, o mineral?

 Muito se fala a respeito do magnésio como fonte de mineral essencial, ligado a reações enzimáticas, força física pelos atletas, auxiliar no tratamento de doenças degenerativas de articulações e muitos outros.
O Magnésio geralmente esta associado ao Cálcio, ao Cloreto, Puro, ou outras associações, como Zinco. 
 Recomendação importante: Seria muito bom e prudente se pudesse um médico da sua confiança pedir um exame de dosagens bioquímicas do sangue, como os elementos cálcio, ferro, magnésio, vit. D, B12 etc. Fica aqui a recomendação nem sempre fácil mas possível. 

Qual a melhor forma de tomar o magnésio ? 
Resposta: Depende do caso. 

Divulga-se muito o Cloreto de Magnésio, PA (puro de análise), aquele comprado nas farmácias 33g em pacotinho, muito barato não custa R$ 5,00 não é nem pelo preço, dilui-se os 33g em um litro de água, 1000ml,  mexe-se bem, desta solução pura, que deve ser conservada em vidro, uma garrafa com tampa, de preferência escuro, na geladeira. 
Desta mistura tira-se 30 ml e toma-se com um copo de água natural duas  vezes ao dia, cada 1ml da solução contém 3,96 mg de magnésio, para se atingir a dosagem diária recomendada 260mg/dia, teria que ingerir 60ml/dia, ou seja 30ml duas vezes ao dia. A dosagem diária recomendada no Brasil. 

Mais indicado para quem tem intestinos mais para preso, pressão normal ou mais para baixa,  tomar uma xícara de 30 ml a noite é ótimo, no dia seguinte de manhã o intestino já funciona é uma beleza.
 Pode ter efeitos colaterais, se tomar muito vai ter enjoo pelo magnésio.
 Outra coisa é meio laxante, pessoas que tem tendência ao intestino solto, não se recomenda.
 Por ai você já percebeu que não é tão simples assim ir tomando magnésio, tem a dosagem correta e ainda pessoas com insuficiência renal, ou distúrbios de tireoide  hipertireoidismo também não se recomenda.
 Tem ainda a questão do gosto, amargo, salgado e forte não é fácil tomar por um tempo muito longo e continuo como é necessário para se obter os resultados, pelo menos três meses.

Outra forma de tomar o cloreto de magnésio é em gotas,  Magvit Gotas  É um suplemento mineral à base do elemento magnésio. É obtido da água do mar e na forma de solução em gotas, possui um paladar suave, 20 gotas de Cloreto de Magnésio em gotas, Magvit, contém aproximadamente 83mg de magnésio ou 32% do VD (valor diário recomendado), dilui-se 20 gotas em um copo de água, que também pode-se dividir em duas doses de 10 gotas a noite e 10 pela manhã, é mais fácil de saber a dosagem que se esta tomando. A recomendação é que se tome 260mg de magnésio por dia, no caso do Magvit Gotas. 



                                              

Sem associações em cápsulas, nesse caso uma cápsula 130mg toma-se duas ao dia. 
Tem como mandar fazer em farmácias de manipulação também,ou comprar pronto Magnésio Quelado em cápsulas 260mg. Em cápsulas puro, não tem efeitos colaterais nem contra indicações.




Outra forma de tomar o magnésio é associado Cálcio com Magnésio em pó   ou Dolomita, muito conhecida,  ou em cápsulas é a mesma. O Pó tem que diluir na água uma colher de chá duas vezes ao dia, as cápsulas podem ser tomadas 2 a 4 mais praticas de levar e tomar.
Tem efeitos alcalinizante do estomago, mais indicado para quem tem deficiência de cálcio, osteoporose, acidez estomacal, câimbras, contrações musculares, dores 
musculares de exercícios físicos..
Tenha o cuidado de observar, as vezes quem tem intestinos mais para presos nesta forma pode prender um pouco mais, pessoas também com histórico de calculo renal não é recomendável.
Outro dia uma pessoa que atendi que comentei sobre o magnésio me disse:
- Ah! Já tomo magnésio no meu remédio ta escrito: “ Excipiente: Estearato de Magnésio” , é o mesmo?
Perguntou?
- Olha, esse magnésio não tem efeito mineral, é um placebo, (algo que não tem efeito prático) conservante, apenas um componente sem efeito ou principio ativo algum.
“O estearato de magnésio é amplamente utilizada em comprimidos como lubrificante.A função primária do lubrificante é diminuir a fricção entre os grânulos ou pó. Lubrificantes em comprimidos são, porém, conhecido por aumentar o tempo de desintegração de comprimidos devido às suas propriedades hidrofóbicas.” 
Existe ainda, muito antigo e usado como laxante mesmo, o Sulfato de Magnésio, ou Sal Amargo, ou sais de Epsom. Não confundir o sulfato de magnésio com o mineral magnésio. 
.
 Tem ainda uma forma de magnésio que pode ser utilizada na forma de flaconetes com paladar suave boa assimilação pelo organismo. 
O nome comercial é Pidomag. ( Pidolato de Magnésio) do laboratório Baldacci. cx. c/ 12 flaconetes de 10 ml. Cada flaconete contém: Pidolato de magnésio 1,5 g (equivalente a 130 mg do elemento magnésio) Veículo q.s.p. 10,0 ml. Posologia, tomar dois flaconetes ao dia. 
Contra indicações, hipersensibilidade ao produto e insuficiência renal grave. 


Farmacodinâmica 
Estudos farmacológicos realizados em animais com déficit de magnésio, demonstraram a melhor 
biodisponibilidade do pidolato de magnésio, comparando-o ao cloreto e lactato de magnésio que, convém 
mencionar, são os dois sais de magnésio de utilização mais frequente na terapêutica humana. 

Farmacocinética 
Cerca de 30 a 40% do magnésio ingerido é absorvido, principalmente a nível intestinal, onde diversos 
fatores podem favorecer ou não sua absorção. Acidez, dietas ricas em proteínas, ácidos graxos 
insaturados, triglicérides, vitamina B6 e vitamina D, favorecem a absorção do magnésio, enquanto que a 
alcalinidade, dietas ricas em proteínas vegetais, derivados amoniacais, ácidos graxos saturados, fibras, 
álcool, excessos de fosfatos e cálcio, têm um efeito oposto. 
O conteúdo total de magnésio do organismo está quase que completamente restrito ao compartimento 
intracelular. 


observação:  Tem nos Estados Unidos suplementos com dosagem diária VD de 400 mg/dia, particularmente penso que quem esta se tratando de patologias degenerativas de articulações, como osteófitos, (bicos de papagaios), e outras coisas mais e precise de uma terapia regenerativa, anti-oxidante, seria melhor.
Não se consegue comprar aqui no Brasil em farmácias comuns ou casas de suplementos, os importados que tem dosagens bem maiores.  







Quanto a recuperação de tendões e cartilagens. Artrite e Osteoartrite. 

Hoje, como já evoluímos um pouco mais, estão  se usando uma formula que acho muito boa vale a pena tentar, mandar fazer em farmácias de manipulação boas com selo de garantia da Biotech. 

UC II      40 mg 
Move      40 mg 


Fazer pelo menos 60 caps e tomar uma ao dia. Tem farmácias que pedem receita de profissionais de saúde para fazer. 

Osteosil é uma molécula composta pela associação de dois dos principais nutrientes necessários à integridade e metabolismo ósseo: o fosfato, com atividade similar aos bifosfonatos, sem promover os efeitos colaterais, e silício orgânico, que apresenta atividade importante sobre os osteoblastos, além de promover o aumento da produção de colágeno tipo I, proteína fundamental para a formação e proteção do tecido ósseo. O silício atua também de forma direta na modulação de magnésio, cálcio, zinco e cobre que estão envolvidos diretamente na melhor fixação e absorção do cálcio. Com ação antiinflamatória e alta biodisponibilidade, Osteosil é indicado para o tratamento coadjuvante da osteopenia, osteoporose e osteoartrite, além de prevenir o envelhecimento ósseo e articular.

UC II ® é indicado para manter as articulações saudáveis e para promover mobilidade e flexibilidade. UC II ® é o único colágeno não-desnaturado tipo II com processo de fabricação patenteado, que age juntamente com o sistema imunológico para tratar das articulações. O colágeno UC II ® atua na desaceleração da destruição articular e diminui a inflamação, aumento a adesão do paciente ao tratamento pela pequena dosagem, melhora a mobilidade e a flexibilidade das articulações, além de ser um produto 100% natural.

Move® é um novo ingrediente natural, padronizado e patenteado, contendo no mínimo 20% de AKBA biodisponível, que apresenta comprovadamente propriedades anti- inflamatórias, melhorando a dor e a qualidade de vida do paciente de forma segura e natural. Estudos realizados com Move® comprovam melhora significativa nos níveis de dor e funções físicas em pacientes com osteoartrite, em apenas 5 dias após o início do tratamento.


Boa sorte, boa saúde seguem algumas informações a respeito do magnésio. 
Ossos e músculos representam a maior fonte de reserva desse elemento
  O magnésio é um dos mais importantes minerais promotores da saúde. Está presente em mais de 300 reações enzimáticas do corpo humano, além de prevenir várias doenças crônicas.

O elemento magnésio geralmente está deficiente no corpo humano, e normalmente a sua presença é muito baixa em alimentos e na maioria das águas potáveis.

Muitas pessoas não possuem reserva adequada deste elemento no corpo, pois normalmente além de ingerirem alimentos com baixo teor de magnésio o próprio corpo consome este elemento intensamente em diversas situações como o stress, doenças ou atividades fisicas freqüentes.
O magnésio é ainda indispensável para a perfeita estrutura e função da mitocôndria, nas células humanas.
A maioria das reações na síntese de acido nucleico da proteína também necessita da presença do magnésio.
Os ribossomos, onde se processa a biossíntese de proteínas, são altamente dependentes do magnésio para manutenção da sua estabilidade física.
Regulador de processos celulares este diretamente envolvido na contração muscular, na transmissão nervosa e neuromuscular. Sem a regulação do magnésio, FLINK afirma cessaria a síntese, a termogênese e a motilidade.
Por isso o uso do magnésio na saúde humana data de milhares de anos, povos da antiguidade consumiam cinza vulcânica em pó finíssimo do Vesúvio, altamente rica em magnésio.
O magnésio é elemento fundamental na formação da clorofila das plantas, entra na estrutura da clorofila possui funções adicionais a fotossíntese, fonte final de toda energia armazenada neste planeta,  daí a importância na disponibilidade deste elemento no solo e na água, para que as plantas possam tê-lo para síntese .

É pela fosforilação oxidativa que esta energia acumulada é libertada, formando o trifosfato de adenosina o ATP, que é a principal fonte de energia da vida.

O Magnésio é um componente necessário ao processo da digestão, que também regula os níveis de cálcio no organismo. O magnésio desmancha calcificações, relaxa músculos e nervos, amacia articulações, cartilagens, e tendões. Além da água do mar há vários minerais ricos em magnésio.

O magnésio é absolutamente essencial à vida.é necessário para todos os principais processos biológicos, inclusive o metabolismo da glicose, a produção de energia celular e a síntese de ácidos nucleicos e proteínas.A deficiência de magnésio é comum em grupos de idosos, indivíduos em dietas de baixas calorias, diabéticos, os que tomam diuréticos e consumidores de álcool, gestantes e pessoas que praticam exercícios regulares e pesados. Protege contra doenças cardiovasculares, é útil no tratamento da hipertensão e no tratamento de doenças nervosas e neuromusculares. É um componente indispensável ao processo da digestão, que também regula os níveis de cálcio no organismo. O magnésio desmancha calcificações, “bicos de papagaios  da coluna, relaxa os músculos e nervos, amacia as articulações, cartilagens e tendões.

Propriedades:

- Absorve líquidos, gases, substâncias tóxicas e odores desagradáveis;

- Refresca o organismo eliminando a febre;

- Absorve venenos e toxinas, purificando o organismo;

- É analgésico, pois combate facilmente dores de cólicas;

- Cicatriza feridas com facilidade por causa da sílica e alumínio que contém;

Indicações: Além das já citadas, absorve gases e substancias tóxicas do intestino, tem propriedades analgésicas, combate cólicas, tem efeito de cicatrização de feridas, úlceras gástricas,úlceras varicosas, azia, depressão, osteoporose, alcaliniza o sangue diminuindo sua acidez, combate a gota, flebites.


Prof. Luis Figueiredo - Terapeuta Holístico, Quiropraxista ANQ 015/11 CRT 22031





42 comentários:

  1. Obrigada doutor, muito bom o artigo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 40 anos e estou tomando Cloreto de Magnésio em gotas, 1 litro de aguá pra 20 gotas, eu tomo uma xicrinha de cafe de manha em jejeum outra a noite, gostaria de saber se esta certo tomar assim, e se crianças com idade de 10 e 14 anos podem tomar, e qual é
    a dosagem pra eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a), por favor releia com atenção o artigo do Magvit em gotas, ( Cloreto de Magnésio em gotas). Não tem efeito algum diluir 20 gotas em um litro de água e tomar uma xicara. Não tem indicação de crianças tomarem magnésio, muito cedo, não é o caso deles, muito cedo para isso. Muito dificil uma criança, ter "bicos de papagaio", na coluna ou deficiencia de magnésio. Luis Figueiredo

      Excluir
  3. Respostas
    1. Agradeço, muito a interação, se foi esta sendo útil ficamos felizes. Luis

      Excluir
  4. "Pessoa que tem pressão alta, hipertensos, não é recomendável, pois o cloreto que é sal aumenta a pressão".

    Cloreto é sal? O que aumenta a pressão não é o sódio que retém água no organismo aumentando assim a pressão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! o Cloreto de Sódio, NaCl, se dissocia na água, em dois íons, Cl Cloro, e Na sódio, o sódio é o sal, responsável pelo aumento da pressão arterial.

      Excluir
  5. TENHO 50 ANOS, FIZ ULTRASSOM QUE ACUSOU VARIAS MICRO CALCULOS RENAIS GOSTARIA DE SABER SE O CLORETO DE MAGNÉSIO PODE ME AJUDAR? E SE POSSO COMPRAR EM COMPRIMIDOS OU CAPSULAS? PQ EM PÓS É RUIM DE TOMAR OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que seria melhor conversar com seu médico e ter uma opinião mais abalizada do seu caso, e ver a melhor forma de tomar o magnésio, se em capsulas, ou flaconetes.

      Excluir
  6. Gostaria de saber qual magnésio é mais adequado para mim.
    Tenho estômago sensível e prisão de ventre.
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a dolomita em pó, é mais indicada para estômago sensível, carbonato de magnésio é alcalinizante. veja a dosagem adequada. Para prisão de ventre seria melhor indicado o cloreto de magnésio liquido. Agradeço a oportunidade Luis

      Excluir
  7. Minha mãe tem 87 anos e tem muitas caimbras. Um médico indicou o Pidolato de Magnésio, a partir do primeiro dia que ela tomou as caimbras acabaram, porém ela tomou somente uma caixinha por não sabemos por quanto tempo pode-se tomá-lo.
    Desde que parou de tomar as caimbras voltaram. Com menor intensidade... mas voltaram.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor seria consultar o médico dela para dar acompanhamento. Agradeço a oportunidade. Luis

      Excluir
  8. Boa noite,
    Estou com 57 anos e tenho pedras na vesícula e artrose nos tornozelos. A minha pressão é 12:7. Qual a dosagem em gotas que devo tomar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dosagem recomendada pelo fabricante do produto Magvit gotas é de 20 gotas ao dia. Com relação a pedra na vesícula, melhor seria consultar seu médico. Grato pela pergunta espero que ajude. Luis

      Excluir
  9. O que o senhor me diz do "Magnesium" da marca Sundown Naturals que tem 250 mg (óxido de magnésio, estabilizante celulose microcristalina, estabilizante croscarmelose, glaceante carboximetilcelulose, coadjuvante e tecnologia estearato de magnésio vegetal e corante dióxido de titânio.) ? Pode ser ele que tem me causado enjoo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Aline, talvez o enjoo seja pelo excesso de magnésio, os outros componentes conservantes, são placebos ou seja inócuos, sem efeito. Agradeço a pergunta Luis

      Excluir
  10. Olá, tudo bem !!

    Poderia usar o cloreto de magnésio para tratar depressão, no aguardo de um resposta, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a), depressão é um assunto sério, melhor tratar mesmo com um profissional da área de psicanálise, psiquiatria, psicologia. Agradeço a pergunta. Luis

      Excluir
  11. Tenho 30 anos , fui diagnosticado com hernia de disco cervical e lombar , estou sentindo várias dores quando movimento o tanto para o direito tanto para o esquerdo , gostaria de saber se tomando o coreto melhoraria os meus movimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leonardo, magnésio previne e ajuda nas articulações, mas não é só isso, se esta com problemas degenerativos de cartilagem, e enrijecimento de articulação, pode te ajudar muito um profissional da área de saúde, fisioterapia o RPG ainda é uma boa técnica a quiropraxia também, você é um pouco novo ainda para ter essas patologias, procure um Reumatologista, Neurologista, Agradeço a pergunta. prof. Luis Figueiredo

      Excluir
  12. Cristalizado ou em capsula. Qual é mais eficiente ? Capsula é mais pratico, mais essa capsula gelatinosa não pode fazer mal a saúde? Aguardo resposta, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a), as capsulas gelatinosas, são inócuas, ou seja não tem efeito, não fazem mal algum, fique tranquilo. Agradeço a pergunta, Luis.

      Excluir
  13. Respostas
    1. Agradeço a interação espero contar com suas avaliações e críticas. prof. Luis

      Excluir
  14. Cara cada pergunta idiota vc acaba de explica eu pesquiso 9 10 vezes o mesmo assunto quando isso me interessa entao la vai uma dica quer tomar algo pesquise também os efeitos colaterais ai vc sabera se aquele produto serve para vc? Ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Edna, você tem toda razão, pesquise os efeitos colaterais também, como não temos a pretensão de sermos o que não somos, médicos, é bom consultar o profissional da área. Grato pela oportunidade. Luis

      Excluir
  15. Oi! Tenho um problema serio nas articulações. Estou tomando o dolomita. Posso obter bom resultado?? Muito agradecida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a dolomita é um suplemento de cálcio e magnésio, peça para seu médico um exame de sangue, com dosagens de bioquímica, Cálcio, Magnésio, Vit. B12, Vit. D, Ferro, melhor ter acompanhamento, de um Reumatologista, ou outro profissional da área médica. Agradeço a pergunta. Luis

      Excluir
  16. Importantíssimo!
    Já comecei a tomar o magnésio também...
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Vallentina, agradeço a interação, conto com suas avaliações e críticas, estamos procurando ajudar nas informações, mas não pretendemos substituir orientações médicas, e exames que devem ser feitos. Bom senso nas escolhas. Luis

      Excluir
  17. Parabéns pelas informações úteis àqueles que interessam saber em prol da saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a interação, avaliações e críticas são bem vindas. Procura por informações úteis são louváveis, se cuida. Abraços Luis

      Excluir
  18. ...não sei a diferença de cloreto de magnésio e o magnésio quelado....tenho problemas de osteoporose , neuroma de morton e fígado....Qual seria o mais indicado .....uso calcio de ostra com vitamina D...
    grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Carmen, A "quelagem é a combinação do mineral com um composto orgânico como um aminoácido, o que aumenta sua biodisponibilidade e melhora sua absorção, No processo de quelagem, aminoácidos são ligados aos minerais.
      Isso faz com que eles sejam 100% absorvidos pelo organismo depois de ingeridos." Não se aplica a líquidos. Agradeço a pergunta. Luis

      Excluir
  19. Bom dia!
    Ótima matéria. Gostaria de saber se tem efeito sob a doença espondilite anquilosante, sofro desta, por ser uma doença inflamatória, queria saber se poderia ajudar no tratamento.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Thaise, seria melhor você consultar um Reumatologista, e perguntar, não tenho conhecimento, me desculpe. Grato pela oportunidade. Luis

      Excluir
  20. Tomo magnésio dimalato por conta própria. Para sintomas de TPM.Tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro(a), Ainda não tenho experiência com essa associação de Magnésio com ácido málico, proveniente da maçã, é o que da o doce na fruta. Da uma olhada no vídeo do Dr. Lair Ribeiro, veja se no site dele, tem mais alguma informação que possa te ajudar. https://www.youtube.com/watch?v=7LaL9R2YWC0
      Grato pela oportunidade. Luis Figueiredo

      Excluir
  21. muito esclarecedor obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos a interação se foi útil, ficamos felizes.

      Excluir

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!