terça-feira, 4 de junho de 2013

Ar seco é risco, afirmam otorrinos.

Ar seco é risco, adverte otorrino.

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial oferece dicas de como amenizar os efeitos do clima seco.
 A umidade do ar abaixo dos 30%, índice mínimo considerado satisfatório pela Organização Mundial de Saúde (OMS), agrava os problemas respiratórios, como faringite, sinusite, amidalite, otite, rinite e laringite, pois aumenta a concentração de poluentes na atmosfera. Sem as chuvas, o ar se torna seco, tornando-se até inadequado aos pulmões, o que pode acarretar dificuldades na respiração.

"O ideal é que o ar que respiramos chegue ao pulmão quente e úmido, pois isso melhora a oxigenação do sangue, melhorando também nossa disposição e a qualidade do sono”, alerta o otorrinolaringologista Richard Voegels, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.


Ar seco diminui defesas.
Essa condição climática é considerada atípica para esta época do ano, em que as chuvas são intensas por causa do forte calor. Sintomas como cansaço, fadiga e falta de ar são freqüentes e os mais prejudicados são idosos e as crianças. “O ar muito seco piora a qualidade do sono e diminui nossas defesas, facilitando o aparecimento de infecções nas vias respiratórias", afirma Dr. Richard.



 Precauções
 De acordo com o médico, alguns procedimentos podem amenizar os efeitos do clima seco:
  Ingerir bastante líquido, mais de 2 litros por dia.

  Lavar o nariz com soro fisiológico, ou água morna e sal, uso do Lôta umidifica as mucosas nasais. O ideal é respirar pelas narinas, porque elas tem a função de umidificar o ar, filtrar, e aquecer, antes que ele entre nos pulmões. 

  Evitar praticar esportes ao ar livre no período das 11 às 18h, horário que o clima é mais seco.  Umidificar o ambiente com vaporizadores ou recipientes com água.



Dica: Evite aglomerações e mantenha arejados os ambientes internos da casa e do trabalho, evitando cortinas e carpetes que acumulem poeira.



 Não tome banhos com água muito quente, pois provoca o ressecamento da pele. Procure utilizar creme hidratante e protetor labial. Limpe a casa com panos úmidos. Se puder compre um umidificador de Ar vale a pena o investimento. 


Uma solução boa é colocar no ambiente um Umidificador de Ar, tenho um em casa e realmente  funciona, esse tem regulagem da umidade relativa do ar e o reservatório tem 4,5 litros da para funcionar uma noite toda sem abastecer é silencioso pode deixar no quarto em cima de um móvel tem um reservatório para colocar essência aromática se quiser, e o mais importante é a regulagem automática da umidade do ambiente, você coloca em 60% por ex.  que é uma umidade boa se estiver abaixo a umidade do ambiente  funciona normalmente, quando atingir  a umidade desejada para automaticamente ficando em stand-bay. 

Umidificador de ambientes HumidAir Petit


Umidificador de ambientes HumidAir Essence



Umidificador de ambientes HumidAir Plus



Além de umidificar, o HumidAir Essence da NS oferece a sensacional opção de aromatizar o ambiente com a essência de sua preferência. A aromaterapia é uma forma fácil e interessante de busca pelo bem-estar na correria do dia a dia, trazendo benefícios físicos, mentais e emocionais.   Considerada uma terapia alternativa ou complementar, a Aromaterapia tem suas raízes nas mais ancestrais praticas curativas da humanidade. Ela pode auxiliar em estados de ânimo, concentração, relaxamento, equilíbrio, além de proporcionar ao ambiente uma sutil e agradável fragrância.  Exclusiva proteção contra fungos e Bactérias.
prof. Luis Figueiredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!