quinta-feira, 27 de junho de 2013

Doenças Orgânicas X Disfunções Músculo Esqueléticas.


Doenças Orgânicas X Disfunções Músculo Esqueléticas. 

 Parte da Palestra feita na Academia WordFitness Espirito Santo do Pinhal 22.06.2013

Dr. Luis Figueiredo
 O que entendemos por disfunções músculo-esquelética.
As disfunções estruturais do sistema locomotor, as escolioses, lordoses, cifoses, ou desvios articulares, complexos de subluxação, rigidez articular, causam dores!
E muitas dores. O que mais vemos hoje é a falta de foco nos tratamentos trata-se o sistema músculo esquelético como se fossem doenças orgânicas.
Tratamos com quiropraxia, R.V.G. (Reestruturação Vertebral Global), removendo as fixações articulares, com ajustes quiropáticos que vão se instalando no corpo devido aos vícios de postura e perda de massa muscular e óssea, e oxidação natural.




 O que entendemos por disfunções orgânicas.
Como entendemos as doenças como disfunções orgânicas causam desequilíbrio ou mal estar ao organismo são doenças como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, respiratória, infecções generalizadas por vírus ou bactérias etc. e não necessariamente vêm acompanhadas de dores!. Mas como sintomas de cansaço, fadiga, mal estar, febre e outros.
O foco do tratamento das doenças orgânicas, devidamente tratadas com medicamentos, anti-inflamatórios  analgésicos com supervisão médica, que se baseiam exclusivamente nos exames laboratoriais. O que esta absolutamente certo.

 Em defesa da quiropraxia.
O tratamento das disfunções ou alterações do sistema vertebral e a sua funcionalidade, ou seja, a restauração da função, ou seja, flexão, extensão, rotação, flexão lateral das articulações, ou seja, a mobilidade articular, e não devem ser tratadas como doenças orgânicas. Nosso sistema locomotor funciona com cadeias musculares que deveriam estar em equilíbrio, mas na pratica não é bem assim, trabalhamos mais de um lado, que de outro, dormimos mais de um lado, vamos engordando, ganhando uns quilinhos aqui, outros ali, aliado a falta de exercícios físicos regulares, vamos adquirindo vícios de postura e nossa estrutura vai se alterando a medida que ganhamos idade também.


Ajuste Quiropático na mesa com Drop.

O que mais assistimos hoje no atendimento clinico, com quiropraxia, que trata exatamente as disfunções músculo esqueléticas, e da estrutura vertebral, com a correção e ajustes vertebrais cientificamente estudados, são pessoas com dores fortíssimas por causa de desvios vertebrais e tratando como se fossem doenças orgânicas!




A degeneração das cartilagens articulares de causa principalmente mecânica é hoje uma das maiores preocupações da área de saúde. Com os altos custos dos tratamentos e com poucos resultados práticos.
A quiropraxia vem auxiliar nos tratamentos já estabelecidos, minimizando os efeitos da perda de qualidade de vida, e diminuindo os custos e mostrando que é possível um tratamento natural de baixo custo não invasivo, prolongar a vida de uma articulação bem como a própria vida, orientando as pessoas para uma nutrição adequada, reeducação de hábitos posturais e alimentares, atividade física, alongamentos e fortalecimentos musculares e articulares específicos.

O tratamento das disfunções ou alterações do sistema vertebral e a sua funcionabilidade, ou seja, a restauração da função, ou seja, flexão, extensão, rotação, flexão lateral das articulações, ou seja, a mobilidade articular, e não devem ser tratadas como doenças orgânicas. Nosso sistema locomotor funciona com cadeias musculares que deveriam estar em equilíbrio, mas na pratica não é bem assim, trabalhamos mais de um lado, que de outro, dormimos mais de um lado, vamos engordando, ganhando uns quilinhos aqui, outros ali, aliado a falta de exercícios físicos regulares, vamos adquirindo vícios de postura e nossa estrutura vai se alterando. 

Diante das dores articulares ou vertebrais os analgésicos e anti-inflamatórios são úteis, devem ser prescritos por médicos, mas há que se efetuar a correção ou ajuste para que se promova a cura efetiva e duradoura a plena restauração da saúde. "Seguindo o principio da quiropraxia a força inata de cura". (SOUZA, M.Matheus, D.C. 2000)

Fotos da Mesa de Ajuste tiradas na Clinica de Quiropraxia Dr.Luis Figueiredo.
Técnico em Quiropraxia pelo SENAC - São Paulo 1999/2000.
Pós Graduado em Quiropraxia pela FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde. 2011
Terapeuta Holístico - CRT 22031 Membro da Ass. Nacional de Quiropraxia ANQ 015/11








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!