segunda-feira, 24 de junho de 2013

O que é Quiropraxia ? Como se faz? Trata Hérnia de Disco?



Alguns tópicos abordados na palestra  que fiz a respeito de Quiropraxia que com certeza interessa a todas as pessoas. 


O que é quiropraxia, como se faz, como tratar Hérnia de Disco ou Protusão Discal, na abordagem de um quiropraxista. 


O que é ?


QUIROPRAXIA – Definição - Quiro = pratica / Praxis = mãos
— Terapia Manual Feita com as mãos. 


Daniel David Palmer 



Sistematizada por Daniel David Palmer, se a técnica é conhecida hoje e chegou até nós devemos tributos a este cidadão americano que em 1906, deu os primeiros passos e divulgou seus conhecimentos para o mundo. 










M.Matheus de Souza.
Já no Brasil devemos tributos ao ilustre professor M.Matheus de Souza que deu inúmeros cursos fundou o IBRAQUI, trabalhou por mais de 35 anos, deu mais de 100mil atendimentos e divulgou a Quiropraxia no Brasil. 

“Ciência, Arte, Filosofia de Curar com as mãos”. M.Matheus de Souza. “Pai “ da Quiropraxia no Brasil. 





Missão: Alivio do Sofrimento Humano no tratamento de Dores Articulares e Musculares. 


 Objetivo: Tratamento do complexo de subluxação. Desvios vertebrais. 


Quiropraxista: Profissional que faz os ajustes quiropáticos. 


Ajuste: Manobra articular, correção, normalização, reestruturação do corpo vertebral.


 RVG: Reestruturação Vertebral Global. Uma técnica exclusiva de alinhamento dos eixos do corpo, horizontal e vertical, em todos os níveis de articulação,  tornozelos, joelhos, quadril, coluna, ombros, cabeça. Promove o equilíbrio e restaura a postura.  Não confundir com RPG - Reeducação Postural Global, da fisioterapia. O RVG deve vir primeiro, depois o RPG. 

Qual a importância da quiropraxia na saúde das  articulações? 

Com o ajuste vertebral, existe a possibilidade da articulação se nutrir se regenerar e se recuperar.

Uma articulação rígida acaba se degenerando e em muitos casos como defesa do organismo “artrosando”, se calcificando.

Diante de dor articular ou vertebral os analgésicos e anti-inflamatórios são úteis, devem ser prescritos por médicos.
Mas há que se efetuar a correção ou ajustes quiropáticos!
Para que se promova a cura efetiva e duradoura com a plena restauração da saúde.


Como se faz Quiropraxia? Onde de faz? 
Os ajustes quiropáticos são feitos em uma mesa especial de ajuste com Drops "queda", mecanismos que articulam a mesa e praticamente recebem todo impacto do impulso na hora do ajuste, dessa forma, ajusta-se uma articulação quase ou sem nenhum impacto direto, o que minimiza muito os riscos e acidentes, e não traumatiza mais ainda uma articulação que já esta lesada o que beneficia muito o  paciente. 

Costumo dizer que fazer um ajuste, fazer a correção de um desvio, bloqueio articular, ou remover o complexo de subluxação como se diz na linguagem técnica, é relativamente fácil para uma profissional treinado e experiente, da mais trabalho preparar a articulação para receber o ajuste do que o ajuste em si. O preparo  com relaxamento muscular, calor, técnicas de liberação miofascial  massagem, mobilização músculo articular da um certo trabalho, e é necessário do nosso ponto de vista. 

A quiropraxia usa o principio de cura inata, ou seja se dermos condições o corpo se recupera.   
Usa sua força própria de auto-cura e se restabelece, estamos nos referindo a ajustes de articulações normais ou saudáveis obviamente. Já as com patologias, como degenerações, discopatias, osteófitos, "bicos de papagaios", já são mais complexos os tratamentos e envolvem a ajuda de outros profissionais e exames de imagens. 

E a Hérnia de Disco?

O é bom entender que Hérnia de Disco, é causa de dores, mas sintoma da desestrutura de quadril. O quadril ou pelve, normalmente esta em desnível horizontal e/ou vertical entra em rotação, desestrutura toda lombar causando as escolioses, as torções, os desvios combinados de torção com flexão lateral das vértebras, pressionando as raízes nevosas, causando radiculopatia, comprimindo o disco intervertebral, que é uma cartilagem que não aquenta o esforço de compressão, achatamento, e acaba "herniando", ou causando uma protusão discal, uma etapa anterior a hérnia. Costumo explicar didaticamente, para pessoas entenderem como se forma uma protusão discal. Imagine uma jabuticaba, aquela frutinha pretinha deliciosa e delicada, se você pega uma e aperta ela se achata, se continuar apertando, a casca se rompe mas o caroço ainda não sai, não vaza, se apertar mais ainda, ai sim o caroço e o liquido sai, derrama. Ai didaticamente você pode comparar com o disco da coluna vertebral o processo é o mesmo.

 Mas o que causou isso? Porque o disco intervertebral esta em processo de compressão e achatamento?
Resposta: Procure no quadril, o grande furo dos exames de imagem como Ressonâncias Magnéticas, Tomografias, Radiografias digitais, não aparecem o quadril. Você faz um exame sofisticado, caro, lindo maravilhoso graças a tecnologia super avançada. Vê lá sua coluna em qualidade digital. Laudos maravilhosos, técnicos e precisos. Escrito assim, protusão discal, se for na lombar, L5/S1, redução de espaço, artropatia degenerativa facetária, estenose de canal da medula espinal. É só um exemplo. E por ai segue. 

O que não aparece é a causa. A rotação do quadril. 
E só quem sabe e entende de engenharia de quadril como que funciona a sua complexidade, sabe fazer os ajustes quiropáticos necessários para promover a descompressão, aliviar a pressão nas raízes nervosas para que o quadro não evolua para uma hérnia extrusa, com indicação cirúrgica. No caso da foto acima. 
Sua melhor chance costumo dizer, é a mão de um bom quiropraxista, e que tenha uma mesa de ajuste com Drop.


Sintomas de Hérnia de Disco ou Protusão Discal.
Ajuste de Lombo/Sacro 
 (Se for na lombar). Formigamento, dormência, sensação de anestesia,  nos pés, pode ser na lateral dos dois pés ou as vezes em um só, dor aguda na lateral externa um pouco abaixo do joelho, dor na lateral da coxa, ou parte posterior, que confunde muito com ciática, ou ciático inflamado, o ciático é uma composição das raízes da lombar descem pela parte posterior do glúteo e coxa, e a causa das ciatalgias  também é a rotação do quadril. 
(Se for na cervical) Dormência nos dedos das mãos, formigamento, sensação de falta de sensibilidade nos dedos. Tipico de compressão e protusão de C5/C6 por ex. 

Medicamentos são necessários e prescritos por médicos para auxiliar no caso de dor aguda, e inflamação.  Mas sem os ajustes necessários, a correção dos desvios vertebrais, normalmente o que era uma coisa simples evolui para um quadro cirúrgico em pouco tempo.  
Pena que a falta de informação leve a altos custos de saúde. Parece até que há um interesse nisso. Fora as sequelas traumáticas das cirurgias de coluna para quem recebe. 
-
Fotos da Mesa de Ajuste tiradas na Clinica de Quiropraxia Dr.Luis Figueiredo.
Técnico em Quiropraxia pelo SENAC - São Paulo 1999/2000.
Pós Graduado em Quiropraxia pela FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde. 2011
Terapeuta Holístico - CRT 22031 Membro da Ass. Nacional de Quiropraxia ANQ 015/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!