terça-feira, 26 de março de 2013

Bom senso e moderação!



Será a moderação e bom senso o famoso caminho do meio que todos buscam? O equilíbrio nas nossas vidas o bem viver ou será que estamos mesmo em uma bicicleta que para manter o equilíbrio tem que andar em constantes ajustes de desequilíbrios, pois o andar faz o equilíbrio o parar cai...
O seria o caminho do meio, nem ao céu nem a terra, dizem os filósofos, pelo que sabemos os extremos desequilibram o prato da balança. Então como viver em equilíbrio? Sendo o desequilíbrio uma constante, o imprevisto, o acaso a que estamos sujeitos.
O que estamos de acordo como todas as tradições de ensinamentos, místicos, esotéricos, orientais e ocidentais, é que existe um ponto em comum a todos uma única palavra chave que resume o tema: Harmonia.
Todas as tradições afirmam, existe uma grande onda, um grande Harmônico, se pudermos estar sintonizados com essa freqüência, estaremos em equilíbrio. Lembrando que uma onda tem seus altos e baixos, não é linear. É como o mar vem e vai em ondas.
Como a Harmonia reflete nas nossas vidas? Como sabemos que uma pessoa esta harmonizada?
O primeiro sinal é a saúde, não só do corpo, mas também emocional e mental. O contrario é verdadeiro, desarmonia, sintomas de insatisfação falta de sossego, doenças psicossomáticas. Alguns afirmam que o ser humano é insatisfeito por natureza, culpam certamente a vida moderna a tensão o stress, os compromissos que assumimos que temos que cumprir, e a balança desequilibra, ou esquecemos-nos do corpo ou temos preocupação excessiva com ele.
Voltamos então ao bom senso e moderação, alimentação, sono, exercícios físicos, as revistas de saúde estão cheias de dicas, bebam água! O básico.
Relacionamentos afetos e desafetos, tensão emocional e carga mental de desejos irrealizáveis, e da-lhe sobrecarga na coluna, dores em geral.
Preocupações, ansiedades, depressão, angustia e falta de ar... ah como faz falta o ar nessas horas. Respire profundamente e exale devagar... É o único momento que existe. A única hora em que sua mente centra e da sossego, para o falatório mental, as cobranças internas e assim passamos nossa vida biológica dentro do tempo humano cronológico, que organiza nossas vidas cotidianas, não faz a menor diferença para o Universo.
A chave para a Harmonia interna, que se reflete na externa, é olhar para nós mesmos e para o nosso exterior com isenção e neutralidade. Não somos perfeitos e não idealizamos um mundo perfeito, não idealize situações, pessoas, lugares, ou coisas, somos o que somos.
Bom senso e Moderação!!
Dr. Luis Figueiredo, terapeuta holístico, quiropraxista, CRT 22031/ ANQ 015/11. Instrutor de yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!