quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestações pelo Brasil a fora...colhendo os frutos.

Criamos o espaço e passamos pela experiência nele, estamos colhendo os frutos da sociedade espetáculo e da indústria cultural

Aquela que anos a fio investiu na alienação dos sujeitos, da subjetividade, apostou na massificação do consumo padronizado, na sociedade robótica alienada.

Quando os políticos eram donos dos jornais, rádios, canais de televisão, meios de comunicação, inventavam a verdade, propagavam o que lhes convinham, e replicavam, replicavam até aquilo se tornar uma forma de pensar hegemônica, uniforme, nada melhor para o sistema dominante vigente que uma massa obediente e ordeira, sem senso critico, sem capacidade de reagir, sem capacidade de pensar, sem nada, completamente amorfa, obediente e pagante de tributos.

Os tempos mudaram, chegou a internet ela afetou nossas vidas as transformou profundamente não da para voltar naqueles tempos, os donos da informação manipulada caíram por terra, a geração das redes sociais da internet, quem pensa que esses “jovens” são alienados estão completamente enganados.

Por trás de uma aparente solidão do teclado existem pessoas conscientes da cidadania, que estão dizendo basta de Big Brodher, Novelas, que só mudam os personagens, os roteiros são sempre os mesmos, Futebol para uma elite, com o cinismo de ser para as massas.

Estou perplexo e estarrecido com os acontecimentos, no nosso País, manifestações por melhores condições de vida digna, são respondidas com  repressão da policia, o vandalismo de alguns deve ser combatido, mas  será mesmo que o motivo disso tudo de parar o Brasil, são apenas R$ 0,20 centavos de aumento em passagens de ônibus urbano de algumas capitais? Será que o Brasil acordou do “ Dormindo Eternamente em Berço Esplendido” ?

Ou tem mais que isso pairando no ar, profunda insatisfação com o cinismo dos políticos, que nos prometeram, “mais saúde, mais educação, mais segurança, mais consumo, mais tudo...” Sempre mais... nenhum político de qualquer partido que seja vem na frente de uma televisão dizer: “ Gente não da pra fazer tudo, as coisas tem limites”. Os recursos naturais são limitados e não agüentam mais o consumo desenfreado e os recursos financeiros, se gasta o que se ganha.

Será mesmo que os governos apostam ainda na política de Nero, pão e circo, ta bom de mais para eles. Drenam os recursos de impostos, para construir Arenas, estádios, só falta por as pessoas lá dentro se pegando com os leões, como na Roma antiga.  
Os cidadãos inconformados e conscientes hoje contam com a internet para se mobilizarem. Estão dizendo para os governantes: “Olha não somos alienados, estamos vendo, percebendo tudo, e do jeito que vocês estão fazendo não dá, chega!”  
E os custos da sociedade espetáculo?  Copa das Confederações, do Mundo etc.

 A saúde, educação, transportes, estradas, discursos lindos de eliminar a pobreza, só discursos.
Isenção de impostos para se por mais e mais carros nas ruas que já não agüentam mais, não tem espaço, e dividas e prestações para os escravos pagarem por um longo tempo. Uma forma de manterem as pessoas ocupadas e obedientes é dar-lhes prestações eternas.

Ai nesta triste tragédia humana põe a policia para bater em quem anda de ônibus lotados, enlatados como se fossem sardinhas.

Será mesmo que são os R$0,20 centavos? Que estão fazendo a diferença?


Luis Figueiredo, cidadão. 19 junho de 2013.

2 comentários:

  1. valeu Luis, bom comentário, transparente e lúcido. parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Arivaldo muito obrigado pelo seu comentário, vamos aguardar o pós copa do "Mundo" de Futebol no Brasil, se o não falirmos depois ta bom demais...abraços Luis

      Excluir

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!